Jornal de ofertas

Promoções

Receitas deliciosas

Sugestão de listas de compras

Setores

Chaim KIDS

Trabalhe conosco

Pesquisa de Satisfação

Conheça o Chaim

Grupo Giro Certo

Fale Conosco

Cartão Chaim

voltarVoltar      Você está aqui página inicial Busca de eventos Dicas VOCÊ SABE DERRETER OU TEMPERAR CHOCOLATES?
VOCÊ SABE DERRETER OU TEMPERAR CHOCOLATES?
+ Dicas
21/03/2010 - Dicas

 DERRETER E DECORAR: SAIBA MAIS SOBRE ESSAS TÉCNICAS

EM BANHO MARIA: Parta as barras de chocolate e coloque dentro de um recipiente seco. Leve ao fogo em banho-maria até derreter, mexendo de vez em quando. Use recipientes adequados para banho-maria para que a água não salpique o chocolate, pois este pode ficar esbranquiçado, granulado e não volta a ficar liso. O fogo deve ser desligado sempre que comece a criar bolhas na água. Nunca trabalhe com água muito quente, máximo a 50º (a mão deve poder suportar o calor).

MICROONDAS: Parta as barras de chocolate e coloque-as dentro de um recipiente próprio para ir ao micro-ondas (chocolate em barra deve ser partido em pedaços pequenos para facilitar o derretimento). Leve ao micro-ondas por 1 minuto na potência média. Retire e aguarde 10 segundos, volte a colocar dentro do micro-ondas por mais 30 segundos também na potência média. Com a ajuda de uma espátula, verifique se cada pedaço já está mole, se sim, mexa para que fique por igual. Se não ficou, volte a colocar no microondas por mais 30 segundos, na potência média até que amoleça na totalidade e mexa até que esteja homogêneo.
 
MÁQUINAS DE DERRETER CHOCOLATE: O chocolate deve ser partido em pedaços pequenos e colocado dentro da máquina, com o termostato no máximo a 50º. Não deve agitar até que grande parte do chocolate esteja derretida. Nesse momento, deve-se ligar o agitador para que se complete o derretimento e para que todo chocolate esteja por igual.
 
COLORIR CHOCOLATE: O chocolate meio amargo e o de leite podem ser coloridos com corante em pasta para chocolate na cor preta. O chocolate branco pode ser tingido em todas as outras cores. Derreta o chocolate conforme as instruções dadas acima, de acordo com a forma que você prefira. Coloque um pouco de corante num recipiente pequeno e despeje uma porção de chocolate derretido, misture bem e junte ao restante chocolate derretido. Misture bem e continue a temperagem.
 
TEMPERAGEM: Os chocolates são elaborados com manteiga de cacau, por isso necessitam temperagem antes da aplicação. O ideal é que a temperatura do chocolate derretido esteja entre os 48º e os 50º. Nessa altura deve-se esfriar o chocolate movimentando-o com o auxilio de uma espátula até atingir a temperatura desejada (meio amargo 29º a 30º, de leite 28º a 29º e branco 27º a 28º). Verifique essa temperatura encostando um pouco deste chocolate no lábio inferior com auxilio de um palito. O chocolate transmitirá uma sensação de frio. A utilização de um termômetro é ideal para garantir o controle da temperatura. O chocolate tem que ser utilizado logo de seguida.
 
TEXTURIZAR O CHOCOLATE: Para dar textura ao chocolate pode cortar um bocado de folha de alumínio e amarrota-la, de seguida estique um pouco a folha de modo que ela fique enrugada, e coloque um cortador sobre o papel e preencha-o com chocolate derretido. Leve ao congelador para cristalizar e retire-o da folha e do cortador. Ficará com a textura da folha de alumínio enrugada.
 
COLAR PEÇAS DE CHOCOLATE: Coloque água a ferver e, em seguida, ponha uma chapa sobre a panela para aquecer. Coloque as peças de chocolate sobre a base (derretem ligeiramente) e junte-as para colar.
W W W . C H A I M . C O M . B R
É PROIBIDA A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, CIGARROS E ASSEMELHADOS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES MENORES DE IDADE, CONFORME O ART. 81 DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (LEI FEDERAL Nº 8.069, DE 1990)
PROIBIDA A VENDA PARA MENORES DE IDADE
Recursos e utilidades
Jornal de ofertas
Rotisseria
Receitas deliciosas
Promoções
Notícias
Newsletter
Sugestões de lista de compra
Álbum de fotos
Diversão - Chaim KIDS!
No Chaim Supermercados
SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor
Pesquisa de satisfação
Trabalhe conosco
Patrocínio, parcerias ou doações
Política de privacidade
Missão, Visão, Valores e Atitudes
Conheça o Chaim
Loja 1
Loja 2
Departamentos
Formas de pagamento
Chaim Supermercados ® - Todos os direitos reservados   |  Morro Agudo - SP - Política de privacidade
Dev by i12 - Desenvolvimento de softwares, aplicações web e sites