Jornal de ofertas

Promoções

Receitas deliciosas

Sugestão de listas de compras

Setores

Chaim KIDS

Trabalhe conosco

Pesquisa de Satisfação

Conheça o Chaim

Grupo Giro Certo

Fale Conosco

Cartão Chaim

voltarVoltar      Você está aqui página inicial Busca de eventos Dicas AZEITE: Conheça os tipos e os benefícios à saúde
AZEITE: Conheça os tipos e os benefícios à saúde
+ Dicas
30/09/2010 - Dicas

              O azeite é um produto alimentar, usado como tempero, produzido a partir da azeitona, fruto das oliveiras. Trata-se de um alimento antigo, clássico da culinária moderna e está presente na maioria das cozinhas do mundo. Além dos benefícios para a saúde o azeite adiciona à comida um sabor e aroma diferentes dos óleos comuns. A região mediterrânea, atualmente, é responsável por 95% da produção mundial de azeite, favorecida pelas suas condições climáticas, propícias ao cultivo das oliveiras, com bastante sol e clima seco.

 História do azeite
A origem da oliveira, na sua forma primitiva é anterior portanto ao aparecimento do homem, e a Síria ou na Palestina são regiões onde foram descobertos vestígios de instalações de produção de azeite e fragmentos de vasos e também encontradas folhas de oliveira fossilizadas, datadas do período Paleolítico e do Neolítico de nossa história.
A propagação da cultura do azeite pelas demais regiões provavelmente deve ter ocorrido por meio dos fenícios e dos gregos. Assim, já na Grécia antiga se cultivava a oliveira, bem como a vinha. E, desde o século VII a.C. o óleo de oliva começou a ser investigado por filósofos, méicos e historiadores da época em razão de suas propriedades benéficas ao ser humano.
 
No Brasil
O Brasil é o sétimo maior importador mundial de azeite de oliva e o segundo de azeitonas. A principal causa é que o país não planta oliveiras, e por isso mesmo, não produz azeitonas e muito menos, o azeite. No dia 29 de Fevereiro de 2008, foi realizada com sucesso a primeira extração de azeite de oliva em terras brasileiras, e na análise de laboratório, o óleo extraído foi classificado como extra-virgem, comparável aos melhores do mundo, com índices de acidez entre 0,3 a 0,7.
 
Produção do azeite
São necessárias de 1.300 a 2000 azeitonas para produzir 250 mililitros de azeite. O azeite da oliveira deve ser produzido somente a partir de azeitonas e não podem ser denominados desta forma óleos extraídos por solvente ou re-esterificação, nem misturas com outros tipos de óleo.
 
 
ATENÇÃO PARA AS DICAS!
 
- Verifique a acidez ideal para cada tipo de prato a ser preparado
- É indicado o consumo do azeite em até 12 meses
- Prefira embalagens mais escuras dos azeites, elas protegem da oxidação precoce do produto e prefira os de embalagens de vidro
- Luz e calor prejudicam o sabor do azeite, armazêne-o em lugares sem incidência de luz
- A cor do azeite algumas vezes pode indicar nuances em seu sabor. Normalmente os azeites mais verdes tem aromas e sabores mais frutados.
- O aroma do azeite não deve indicar a presença de defeitos como ranço ou mofo.
- O seu gosto deve ser frutado e pode conter outros aromas como o de ervas, plantas ou pasta de azeitona, pode ainda conter alguns traços importantes, tais como gosto amargo ou levemente picante.
- Elementos como sabor metálico, avinagrados ou acidez perceptível são fatores negativos ao paladar e indicam um azeite de baixa qualidade.
- Normalmente, os azeites mais leves e doces são mais próprios a serem usados em saladas, legumes e carnes brancas.
- Os mais acentuados são melhor aproveitados se usados em carnes vermelhas e cozidos.
 
 
USO CULINÁRIO DO AZEITE POR NÍVEL DE ACIDEZ
Tipo
Acidez
Utilização
Extra Virgem
Menor que 0,8%
Saladas e molhos
Virgem fino
1,5%
Saladas e molhos
Semifino
3,0%
Saladas e frituras
Refinado
Maior que 3,0%
Frituras de imersão
Puro
Maior que 2,0%
Frituras, assados e marinados
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                                                                                 

 

CLASSIFICAÇÃO DO AZEITE

AZEITE DE OLIVEIRA VIRGEM: é obtido por processos mecânicos. Dependendo da acidez do produto obtido, este azeite pode ser classificado como sendo do tipo extra, virgem ou comum. O azeite virgem apresenta acidez máxima de 2%.
 
AZEITE DE OLIVA REFINADO: produzido pela refinação do azeite virgem, que apresenta alta acidez e incidência de defeitos a serem eliminados na refinação. Pode ser misturado com o azeite virgem.
 
AZEITE EXTRA-VIRGEM: o azeite não pode passar de 0,8% de acidez (emácido oélico) e nem apresentar defeitos. O órgão que os regulamenta e define quais defeitos são catalogados é o Conselho Oleícola Internacional.
 
AZEITE DE OLIVA COMUM: é obtido da mistura do azeite lampante (inadequado ao consumo), reciclado por meio de processos físico-químicos e sua mistura com azeite virgem e extra-virgem. O azeite de oliva comum não possui regulamentação.
 

 Benefícios do azeite para a saúde

             O óleo de oliva possui várias substancias benéficas à saúde. Ele pode reduzir a quantidade de LDL (mau colesterol) do organismo, devido a sua grande quantidade de gordura monoinsaturada, o fator importante é que essa gordura não se transforma em colesterol. Esse fator reduz o risco de infarto ou AVC, uma vez que o consumo regular do óleo de oliva reduz a formação de placas de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos.
Outro fator importante para a saúde é que o óleo de oliva previne oxidações biológicas porque é rico em polifenóis, que reduzem a formação de radicais livres. Os radicais livres são muito nocivos à saúde pois são responsáveis pelo envelhecimento, e doenças degenerativas, como o câncer por exemplo.
Cientistas observaram que os povos das regiões do mediterrâneo tem vida mais saudável com baixo nível de infarto e câncer, por esses povos serem os maiores consumidores do óleo de oliva, e outras substâncias de uma dieta saudável, como peixe e verduras.
 

NO CHAIM, VOCÊ ENCONTRA OS MELHORES AZEITES E DE VÁRIOS TIPOS PARA

COMPOR SEU CARDÁPIO DIÁRIO DE FORMA MAIS SAUDÁVEL E SABOROSA!

W W W . C H A I M . C O M . B R
É PROIBIDA A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, CIGARROS E ASSEMELHADOS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES MENORES DE IDADE, CONFORME O ART. 81 DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (LEI FEDERAL Nº 8.069, DE 1990)
PROIBIDA A VENDA PARA MENORES DE IDADE
Recursos e utilidades
Jornal de ofertas
Rotisseria
Receitas deliciosas
Promoções
Notícias
Newsletter
Sugestões de lista de compra
Álbum de fotos
Diversão - Chaim KIDS!
No Chaim Supermercados
SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor
Pesquisa de satisfação
Trabalhe conosco
Patrocínio, parcerias ou doações
Política de privacidade
Missão, Visão, Valores e Atitudes
Conheça o Chaim
Loja 1
Loja 2
Departamentos
Formas de pagamento
Chaim Supermercados ® - Todos os direitos reservados   |  Morro Agudo - SP - Política de privacidade
Dev by i12 - Desenvolvimento de softwares, aplicações web e sites